O Treinador e a gestão entre os Objetivos individuais dos jogadores e os Objetivos coletivos da equipa!
Definição de OBJETIVOS! No Desporto, hoje em dia, e concretamente no Futebol, toda a gente fala de objetivos: os do clube, da equipa, dos treinadores, dos jogadores e até dos adeptos. Mas as questões que se colocam são:
Definição de OBJETIVOS!
No futebol, hoje em dia, toda a gente fala de objetivos: Objetivos do clube, da equipa, dos treinadores, dos jogadores e até dos adeptos.
Mas as questões que se colocam são;
- O que são Objetivos?
- Para que servem?
- Como se definem?
Poderemos dizer que os Objetivos são sonhos que queremos realizar. Sonhos do que queremos realizar enquanto grupo ou mesmo individualmente.
Tem como função mantermo-nos focados num caminho para o alcançar.
Calculamos que até agora, as duas primeiras questões estejam minimamente respondidas. Iremo-nos focar-me mais na terceira questão.
Acreditamos que é na Definição dos objetivos que começa a possibilidade de sucesso em alcança-los. Nós, enquanto treinadores deveremos ter a preocupação de definir os objetivos da equipa, conjuntamente, com toda a estrutura, incluindo jogadores. Contudo, é na definição de Objetivos Individuais para os treinadores ou para os jogadores que a questão é mais sensível.
- "Como é que eu enquanto jogador devo definir o meu objetivo?"
A resposta pode começar com... perguntas. "O que quero?"; "O que quero mesmo?"; " Para quando?"; "Como o meu objetivo se relaciona com os objetivos da equipa?"
Em minha opinião um jogador, ou mesmo um treinador, tem muito a ganhar se definir um Objetivo "Máximo" que se deve caracterizar por ser Mensurável, Especifico, Temporizado (uma época desportiva) mas, igualmente, Desafiador e Ambicioso que quase o torne difícil de o alcançar. Ao mesmo tempo deve definir um Objetivo "Mínimo" que deve ser caracterizado por grandes possibilidades de o alcançar e curto no tempo. Ao alcançar um Objetivo "mínimo" deve logo definir outro até alcançar no fim da época o seu Objetivo "Máximo".
Resumindo o Objetivo "Máximo" faz com que o individuo se esforce e o Objetivo "Mínimo" faz com que o individuo consiga. Na conjugação deste paradigma teremos jogadores empenhados no seu caminho para o seu Sucesso individual e, por conseguinte, sucesso coletivo.
Enquanto Treinador temos de saber encadear os objetivos individuais dos jogadores com os objetivos da equipa. Esse é o grande desafio!