O Treinador e a gestão entre os Objetivos individuais dos jogadores e os Objetivos coletivos da equipa!

O Treinador e a gestão entre os Objetivos individuais dos jogadores e os Objetivos coletivos da equipa!

Definição de OBJETIVOS! No Desporto, hoje em dia, e concretamente no Futebol, toda a gente fala de objetivos: os do clube, da equipa, dos treinadores, dos jogadores e até dos adeptos. Mas as questões que se colocam são:

Definição de OBJETIVOS!

No futebol, hoje em dia, toda a gente fala de objetivos: Objetivos do clube, da equipa, dos treinadores, dos jogadores e até dos adeptos.

Mas as questões que se colocam são;

  • O que são Objetivos?
  • Para que servem?
  • Como se definem?


Poderemos dizer que os Objetivos são sonhos que queremos realizar. Sonhos do que queremos realizar enquanto grupo ou mesmo individualmente.

Tem como função mantermo-nos focados num caminho para o alcançar.

Calculamos que até agora, as duas primeiras questões estejam minimamente respondidas. Iremo-nos focar-me mais na terceira questão. 

Acreditamos que é na Definição dos objetivos que começa a possibilidade de sucesso em alcança-los. Nós, enquanto treinadores deveremos ter a preocupação de definir os objetivos da equipa, conjuntamente, com toda a estrutura, incluindo jogadores. Contudo, é na definição de Objetivos Individuais para os treinadores ou para os jogadores que a questão é mais sensível.

- "Como é que eu enquanto jogador devo definir o meu objetivo?"

A resposta pode começar com... perguntas. "O que quero?"; "O que quero mesmo?"; " Para quando?"; "Como o meu objetivo se relaciona com os objetivos da equipa?"

Em minha opinião um jogador, ou mesmo um treinador, tem muito a ganhar se definir um Objetivo "Máximo" que se deve caracterizar por ser Mensurável, Especifico, Temporizado (uma época desportiva) mas, igualmente, Desafiador e Ambicioso que quase o torne difícil de o alcançar. Ao mesmo tempo deve definir um Objetivo "Mínimo" que deve ser caracterizado por grandes possibilidades de o alcançar e curto no tempo. Ao alcançar um Objetivo "mínimo" deve logo definir outro até alcançar no fim da época o seu Objetivo "Máximo".

Resumindo o Objetivo "Máximo" faz com que o individuo se esforce e o Objetivo "Mínimo" faz com que o individuo consiga. Na conjugação deste paradigma teremos jogadores empenhados no seu caminho para o seu Sucesso individual e, por conseguinte, sucesso coletivo.

Enquanto Treinador temos de saber encadear os objetivos individuais dos jogadores com os objetivos da equipa. Esse é o grande desafio!

Partilhar:

Sobre Pedro Abranja

Pedro Abranja

Treinar é um ato de Criar! Treinar é Crer em nós e nos nossos jogadores! Treinar é dar Vida às nossas ideias! Treinar é Liderar um grupo contagiando-o com uma visão ambiciosa! Treinar é apostar num processo em que todos se sintam importantes! Treinar é fazer bem para ganhar mais vezes! Treinar é expor os nossos sentimentos numa simbiose perfeita de paixão pelo Futebol!...

  • Blog
  • RSS
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?