Aposta nos jovens

Aposta nos jovens

A discutível gestão para o lançamento de jovens jogadores.

Jorge Jesus foi hoje questionado a seguir ao jogo com o Estoril sobre a não aposta nos jovens Podence e Geraldes. Como é obvio, Jorge Jesus respondeu à sua maneira «Não percebo a pergunta. Não aposto como? Na equipa titular? Os jogadores do Sporting não são os do Moreirense, com todo o respeito que tenho pelo Moreirense. Aqui há muito mais dificuldades de afirmação, mas vão afirmar-se porque têm valor».

E faz todo o sentido! Porque apostar nos jovens não é apenas lança-los na equipa A e esperar que eles tenham rendimento. Isso é uma das piores coisas que se pode fazer a um jovem. Os jovens precisam de tempo para se afirmar. São poucos os que pegam logo” de estaca”. É preciso tempo e paciência. É preciso dar-lhe ferramentas para que se possam afirmar.

Se um jovem é lançado e não se consegue afirmar, a culpa é na maior parte do treinador. Porque não o preparou. E nem todos atingem a maturidade necessária para começar a jogar nas equipas A logo aos 18 ou 19 anos. Há casos em que é preciso mais tempo. E não é culpa do treinador que ele não tenha aparecido antes. É um processo natural onde não há uma idade ideal para os jovens aparecerem. E não se pode prejudicar toda uma equipa e jogadores mais velhos só para que os jovens joguem.

Não será muito mais fácil para os jovens se afirmarem, se quando forem lançados estiverem completamente identificados com a forma de jogar da equipa, para potenciarem ainda mais as suas características?

Creio que sim. E isso só se consegue com muito trabalho e paciência.

E como reagirão os jogadores mais velhos que têm de sair para dar lugar aos mais novos, apenas porque são da formação?

Se quem vai entrar acrescentar algo, creio que todos irão perceber a troca. Mas entrar só por entrar é estar a abdicar da enorme experiencia, capacidade e qualidade dos mais velhos.

Jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo, Gelson e Quaresma foram lançados e conseguiram logo impor-se devido à sua imensa qualidade. Mas Xavi, Iniesta e Sergi Roberto não foram lançados tão novos mas conseguiram igualmente atingir níveis estratosféricos!!

Partilhar:

Sobre Tiago Botelho

Tiago Botelho

Seja bem-vindo à minha página oficial....

  • LinkedIn
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?