ESTRATÉGIA = TÁTICA?

ESTRATÉGIA = TÁTICA?

Ouvimos muitas vezes os Treinadores de Futebol a falarem de Estratégia e Tática, sendo que quem ouve e por vezes o próprio que transmite acaba por misturar os dois conceitos. Afinal a Estratégia é sinónimo de Tática?

Sun Tsu foi das primeiras pessoas a usar as palavras Estratégia e Tática no seu livro “A Arte da Guerra”, onde podemos encontrar afirmações como “Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”, ou “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”, ou seja ambos conceitos estavam infimamente ligados à guerra.

Com a evolução dos tempos e da sociedade estas duas palavras foram sendo associadas a outras áreas: politica, económica, psicológica, empresarial e, claro está, desportiva, nomeadamente no futebol.

Centrando especificamente na aplicação destes dois conceitos no futebol, o Professor Jorge Castelo (2004) refere que a Organização Dinâmica do Jogo de Futebol assenta em 6 subsistemas: Cultural, Estrutural, Metodológico, Relacional, Tático - técnico e Estratégico - táctico. Este último refere-se à planificação que visa o desenvolvimento da equipa, desenvolvimento esse dividido em três áreas: conceptual, estratégica e tática.
Castelo defende que estas planificações, nomeadamente a estratégica e tática, têm como meta a vitória, onde a definição de objetivos, a estratégia e a tática são parte integrante do processo, sendo que a estratégia está associada à preparação da equipa (tendo em conta a equipa adversária) e a tática está associada ao jogo em si.

Podemos então concluir que a Estratégia e a Tática têm conceitos diferentes.
A Estratégia é a planificação teórica do que devemos fazer para atingirmos um objetivo, no fundo tenta responder à questão: “O Quê que eu faço para atingir determinado objetivo?”
A Tática é a operacionalização do plano teórico da Estratégia, ou seja tenta responder à questão: “Como faço para atingir o objetivo?"

Para melhor percebermos estes conceitos termino este artigo com o exemplo que Mourinho apresentou numa aula que leccionou na Faculdade de Motricidade Humana, no qual explicou como venceu a Liga Europa.
Meta - Vencer a Final da Liga Europa;
1 dos Objetivos (para alcançar a Meta) - Criar instabilidade sobretudo mental
1 Estratégia (para o Objetivo) - não deixar o adversário sair a jogar de forma apoiada através dos médios
1 Tática (para a Estratégia) - Fechar o Central direito (de modo a que saíssem a jogar pelo Central esquerdo, mais fraco), colocar dois jogadores na posição 6 e um na posição 10 (de modo a encaixar no triângulo da linha média adversária 1+2) e assim obrigá-lo a jogar direto no avançado, onde ia acabar por dominar devido à estatura mais elevada dos seus jogadores.

Partilhar:

Sobre Vitor Escudeiro

Vitor  Escudeiro

...

  • LinkedIn
  • Site
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

Últimos Vistos

O que se passa hoje?