Auto-Conceito é importante para um Treinador de Futebol?

Auto-Conceito é importante para um Treinador de Futebol?

Desde o 1º dia da época desportiva, 0 Treinador prepara a sua equipa para atingir os objetivos traçados para as diferentes competições. Em cada sessão de treino, para além das componentes: técnica, tática, física e mental, também está presente a componente social, ou seja, a forma como todos se relacionam uns com os outros. Um bom clima relacional, entre Treinador e jogadores, irá fomentar uma maior pré disposição, por parte dos jogadores, de aceitarem as ideias do Treinador e consequentemente favorecer a aprendizagem e aquisição de competências. Cabe então ao Treinador, em primeiro lugar, conhecer-se a si próprio.

O Auto-Conceito pode ser definido como a percepção que um indivíduo tem de si próprio, formando uma ideia sobre si. Este é influenciado:
- pelo modo como é observado/avaliado por outros indivíduos;
- pela percepção que tem do seu desempenho;
- pela comparação de desempenho de determinada tarefa com outros indivíduos que desempenham as mesmas funções.

Num estudo realizado por Burns, com Professores, chegou-se à conclusão que “os docentes com um autoconceito positivo/realista serviam de boas referências para seus alunos e contribuíam para a criação de um clima favorável ao processo educativo” (Mendes e restantes autores, 2012).
Nesse sentido é fundamental que um Treinador deva passar por sucessos e fracassos (sentindo-se responsável por ambos) de modo a conseguir um Auto-Conceito mais positivo/realista.
Segundo Serra (1988) o Auto Conceito é constituído por várias facetas sendo as mais significativas a Auto-Imagem e a Auto-Estima.
A Auto-Imagem é definida pela percepção que o individuo tem de si próprio.
A Auto-Estima é definida pela avaliação que individuo faz de si próprio sobre os seus desempenhos.

Como ambas têm uma grande influência no Auto-Conceito, é importante o individuo possuir uma Auto-Imagem e uma Auto-Estima positiva.
Mendes e seus colegas, citando Mosquera, Stobäus, Jesus e Hermínio (2006), consideram que uma Auto-Imagem e uma Auto-Estima positivas passam por: “ser seguro e confiar em si mesmo, buscar momentos de felicidade, reconhecer suas qualidades/defeitos, não considerar-se superior (nem inferior) aos demais, ser flexível, aberto e compreensivo, ter capacidade de superar seus fracassos, saber estabelecer relações saudáveis com os demais, ser crítico, construtivo e coerente consigo e com os outros.”
Assim sendo, é fundamental ao Treinador desenvolver uma Auto-Imagem e Auto-Estima positivas, pois assim terá um melhor conhecimento de si próprio (Auto-Conceito) o que irá favorecer as suas relações inter-pessoais com os jogadores e consequentemente aumentar o rendimento de cada um.
Então como pode o Treinador potenciar o seu Auto-Conceito de forma positiva?
Existem duas Estratégias que pode seguir: (adaptado de Mendes e restantes autores 2012):
- Indiretas - atitudes positivas estabelecendo um bom clima no treino, estímulo à participação e exposição de ideias, coerência entre discurso e conduta, confiança e expetativas positivas sobre os jogadores, estabelecimento de limites e regras de grupo;
- Diretas - proporcionar experiências aos jogadores, de modo a que eles possam atingir e serem bem-sucedidos, fomentar a participação de todos, estimular a autonomia, dar feedbacks realistas, salientar aspetos positivos e, quando falham, ter cuidado em explicar.

O Treinador que melhor se conhecer a si próprio, irá conseguir criar um vinculo mais forte com os seus jogadores, o que com certeza fará com que essa equipa esteja mais próxima do sucesso.

“OS TREINADORES TREINAM HOMENS QUE SÃO JOGADORES, E NÃO JOGADORES QUE SÃO HOMENS!” (Escudeiro, 2016)

 

Bibliografia:
- Prof.ª Me. Aline Rocha Mendes; Prof.ª Me. Karina Pacheco Dohms; Prof.ª Me. Carla Lettnin; Prof.ª Me. Jamile Zacharias; Prof. Dr. Juan José Mouriño Mosquera; Prof. Dr. Claus Dieter Stobäus “AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA” (2012)

- Adriano Vaz Serra “O AUTO - CONCEITO” (1988)

Partilhar:

Sobre Vitor Escudeiro

Vitor  Escudeiro

...

  • LinkedIn
  • Site
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?