Valorização do jogo como um todo

Valorização do jogo como um todo

Foco no ofensivo sem descurar o trabalho defensivo.

No futebol o objectivo é marcar mais do que o adversário. E tendo isso em conta, uma equipa que não procure por esse objectivo - marcar -, como parte qualquer de uma estratégia para o jogo, diz-me que essa equipa está mal preparada para o jogo. Mas há mais, no jogo, do que a procura do golo. Só há uma bola. E quando não a tens, ela está em posse do adversário. A ideia de que é fácil valorizar momentos defensivos como parte integrante do jogo parece-me descabida. A ideia de que qualquer treinador minimamente competente consegue operacionalizar um plano defensivo de qualidade, também me parece descabida. O que me parece certo é que criar uma ideia de jogo ofensivo de qualidade é mais difícil do que criar uma ideia defensiva. Mas tal não significa nunca que é fácil defender bem.

Por muitos factores que não se podem controlar, o treino deve ter uma parte defensiva fundamental para a ideia de jogo ofensiva de cada treinador. Assim, dessa forma, quando os erros técnicos se somarem e a eles se seguirem perdas de bola; quando a tomada de decisão não for adequada e o adversário recuperar; se o adversário for muito superior do ponto de vista individual e nos roubar a bola; se o estado anímico não for o melhor e a equipa não conseguir ter bola; a equipa estará ainda assim preparada para jogar defensivamente com qualidade. É esse o trabalho do treinador. Tentar criar, e tentar impedir que o adversário crie. Sabendo que não há fórmulas defensivas para todos os problemas que o ataque cria, ainda assim se pode reduzir bastante as hipóteses de sucesso do ataque. E sim, não acabar como Moreno e Milner no lance que se segue.

O que defender? Como defender?

Partilhar:

Sobre Blessing Lumueno

Blessing Lumueno

A nossa ideia de jogo assenta em dois pilares fundamentais. O ofensivo: jogar com bola, o mais longe possível da nossa baliza. O defensivo: organizar-nos por referências zonais que nos permitam defender a nossa baliza....

  • Blog
  • RSS
  • Site
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?