Querer ser Mourinho

Querer ser Mourinho

Ser Mourinho é querer ser o melhor!

Na semana passada alguém escreveu que “Já ninguém quer ser Mourinho”. E fê-lo com o brilhantismo de o comparar com Guardiola. Isto pode ser no mínimo desonesto. O que há para comparar? Tal como não há comparação entre Messi e Cristiano Ronaldo. Cada um só existe porque o outro existe. Creio que é isso que os alimenta. Querer ser o melhor! E isso não os torna o antónimo do outro. São gémeos!! Porque têm mais parecenças do que diferenças.

Partilham a ambição de ser os melhores e trabalham para o ser, têm rendimento muito acima da média e têm uma capacidade extraordinária de querem ser Únicos!

Quando dizem que Mourinho deixou de ser criativo é igualmente desonesto.

Mourinho revolucionou quando apareceu a falar em Modelos de Jogo e Periodização Tática. Mas todos olhavam com desconfiança! E ainda hoje o fazem! Quem não duvidou quando ele disse que a forma não é física? Quem não duvidou quando os jogadores diziam que nunca tinham treinado tanto, mesmo sem andarem a correr à volta do campo e a subir e descer bancadas? Quem não duvidou quando fez questão de incorporar na equipa técnica um adjunto exclusivamente dedicado à observação e análise dos jogos? Hoje todos o fazem e acham que trabalhar assim é a única verdade. Mas quantos não fazem tudo igual a ele e nunca na vida conseguiram os resultados dele?

Daqui a uns anos será normal todos falarem em Estratégia… Mas nessa altura já Mourinho estará noutra Era.

E copiar tudo o que Guardiola faz é garantia de vitória? Quantos não querem jogar como Guardiola mas durante a semana sobem e descem escadas? Quantos não querem jogar como Guardiola mas os jogadores não têm capacidade para isso? Mas se forem inseridos noutro contexto, não seriam capazes de ter melhor rendimento?

Todos gostamos do Barcelona de Guardiola, mas como seria Guardiola no Inter de Mourinho?

A questão é a adaptação!! Porque cada um sabe usar o melhor que tem para conseguir retirar o melhor rendimento do seu grupo/equipa.

Tanto Mourinho como Guardiola marcam os nossos dias. São os melhores! E não precisam de ser iguais um ao outro. Têm de ser Únicos.

Partilhar:

Sobre Tiago Botelho

Tiago Botelho

Seja bem-vindo à minha página oficial....

  • LinkedIn
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?