Carta a um futebolista

 Carta a um futebolista

«Tenho de admitir que em 5 meses no Bayern já aprendi mais do que nos 5 anos que estive na Ucrânia» Douglas Costas

Esta é para ti futebolista.

Para ti que valorizas a vitória mais do que o prazer que retiras do jogo, para ti que não dás espaço aos erros, aos desaires e à lentidão de um processo que é...forçosamente demorado.

Queres ganhar e desfrutar da taça, dos festejos e da admiração alheia. Queres uma Irina ao chegar a casa e um Lamborghini na garagem. Queres golos, queres 3 pontos, queres vitórias. 

E tudo isto é pouco? É insuficiente? Perguntas tu.

É. É, porque não pode ser duradouro. Não podes alimentar um desejo com base no que ganhas. Não chega.

Tem de existir paixão, tens de amar o que fazes. Tens de querer ser melhor, conhecer melhor aquilo em que és realmente bom. Tens de querer aprender, todos os dias. Todos os dias mais. 

Tens de proteger e valorizar quem te ensina, quem te guia e te exige mais. Valoriza quem te faz descobrir um mundo novo, aquele que julgavas dominar. Valoriza quem te propõem coisas desafiantes, metas inovadoras...valoriza quem trata bem o jogo. 

Deixa de ser casmurro e pára de dizer que só queres ganhar. Protege quem te faz crescer. Quem te deixa ter bola, quem te quer ver atacar mais! Protege os audazes e os capazes, os jovens e os velhos...aqueles que têm ideias para ti...e para te tornar melhor. 

Não deixes que te digam que a tua melhor caracteristica é seres lutador...não deixes que te tratem como um atleta. Valoriza-te!!!

(...)

Imagina que podias escolher. Com quem gostarias de trabalhar? 

Eu não pensava duas vezes...Pep Guardiola... para sempre! Mas eu não sou futebolista...

 

 

Bruno Fidalgo

 

Partilhar:

Sobre Bruno Fidalgo

Bruno Fidalgo

"Gosto de ser genérico. No futebol, tens de tratar de entender os momentos do jogo e dar as soluções que o momento do jogo precisa. Às vezes tens espaço, às vezes não tens, tens que o procurar. Ao fim ao cabo queremos tudo. Ser capazes de entender bem cada momento e dar respostas a esse momento. Sabendo, efectivamente, que queremos ter bola, queremos ser protagonistas. Sabemos que às...

  • Blog
  • RSS
  • Site
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

O que se passa hoje?