Fábula Automobilística

Fábula Automobilística

 

Um dia destes, um treinador que muito admiro dizia: “Para conduzir um Ferrari tem de se ter andamento para ele”, subscrevi na altura esta ideia, pois parece-me lógico…meter um Ferrari nas mãos de um encartado com meia dúzia de dias não é exatamente a mesma coisa que colocar um Ferrari nas mãos de um experiente e profissional condutor. Todavia, o ser humano tem esta característica inerente que é a desenvoltura de capacidades, e num ápice coisas que não eram possíveis acabam, com o passar do tempo, por se tornar realidades banais.

Lá para os lados de Alvalade fomos assistindo a um “upgrade” de um velhinho Peugeot 307 (Carro do ano em 2002), que se foi apresentando desde logo com uma imagem nova, com um motor extremamente potente e com um conta-quilómetros ansioso para marcar caminhadas triunfais. De facto, este foi-se revelando como uma enorme surpresa, e conduzido por um velho, matreiro e experiente condutor ganhou clara vantagem para os seus rivais possuidores de máquinas de outro gabarito.

Dos lados da segunda circular, um piloto inexperiente nestas andanças de “Ferraris” foi batendo aqui e acolá, fazendo uns risquinhos na pintura, acabando mesmo por ter um grave despiste a 25 de Outubro de 2015. Ainda assim, e quando toda a gente duvidava do seu “kit de unhas”, o piloto foi aprendendo a manusear a máquina e foi ganhando confiança semana após semana, galgando o pedal do acelerador a uma velocidade estonteante que contra todas as expectativas o levou a igualar a liderança da prova bem ao lado do renovado Peugeot 307, que por esta altura já vem evidenciando alguns problemas mecânicos…

Logicamente que toda esta fábula automobilística aqui relatada por mim sob uma perspectiva metafórica apenas serve para vincar claramente três ideias:

A primeira que me reporta ao trabalho de Jorge Jesus no Sporting, ainda que, nas últimas semanas as coisas não estejam a sair tão bem, e aqui não querendo individualizar, nem encontrar bodes expiatórios atente-se ao terrível momento de forma de William Carvalho, é um facto que o Sporting vive um momento como há muito não vivia, vai liderando o campeonato (agora de forma partilhada), criou uma onda verde em torno de toda a equipa e adeptos, e mais importante que tudo reacendeu a garra do leão de forma que há muito não se via.

A segunda obriga-me a dar o braço a torcer…claramente não esperava este astronómico momento de forma do Benfica. Sempre fui simpatizando com Rui Vitória, mas estive sempre muito reticente quanto à sua capacidade para liderar um clube como o Benfica. Mas os números não mentem, e ainda que tenha começado muito mal, e ainda que tivesse a árdua tarefa de manter a chama imensa reacendida por Jorge Jesus, o que é certo é que depois de muitos contratempos o Benfica assume agora um registo memorável de 13 vitórias e 1 empate para o campeonato (num total de 47 golos marcados e 7 sofridos nesse período) desde a derrota com o SCP no estádio da luz. Prego a fundo o Benfica colou na liderança e caso vença o clássico da próxima semana garante claramente não só uma luta a dois, mas uma enorme injeção de moral e confiança para atacar a fase final do campeonato.

Por último dizer que há imenso tempo que não se vislumbrava uma luta tão acesa entre Benfica e Sporting, houve, efetivamente, um esboço em 2013/2014, mas por esta altura o Sporting perdia na luz e ficava a 5 pontos das águias, tendo terminado a 7 pontos. É necessário recuar até 81/82, altura em que o Sporting foi campeão com mais 2 pontos que o Benfica, para encontrarmos tamanho equilíbrio.

Quanto ao FC Porto, parece-me sinceramente que se deve preocupar essencialmente em arrumar à casa, tentar conquistar a Taça de Portugal, e retornar na próxima época à sua imagem de marca…o triunfo!

 

Temos campeonato, vamos ter emoção até ao fim… e veremos no final quem cortará a meta em primeiro do Grande Prémio de Portugal 2015/2016.

Partilhar:

Sobre Paulo Mourinho

Paulo Mourinho

Treinador de Futebol desde 2008, encontro-me neste momento a cumprir a segunda época como Treinador e Coordenador da Formação da Can U Kick It Soccer Academy na Tailândia....

  • LinkedIn
  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos

Últimos Vistos

O que se passa hoje?