Como criar um exercício?

Para criar um modelo de jogo, qualquer equipa técnica antes de pensar em planear um macrociclo, microciclo, ou um treino tem de saber como criar um exercício.

Este artigo pretende ser uma reflexão e uma questão para todos, dos profissionais aos amadores como eu.

No meu caso, o processo de criação de um exercício de treino é relativamente simples e simplista, observo um comportamento numa equipa que me serve como exemplo ou, reparo nalgo de errado na equipa onde trabalho e tento criar um exercício que incute o comportamento ideal em determinada situação de jogo.

Exemplos:

 

1- 

Padrão 1  
   

 

Oberva-se um padrão no Barcelona. Então se a equipa técnica quer replicar isto na a sua equipa, eu elaboro um exercício que tente transformar esta ideia numa rotina de jogo

 

 

 

2 -

https://www.dropbox.com/s/hx2eorcn7u2ymnl/sair%20a%20jogar%20curto%20e%20apoiado.mov?dl=0

Aqui, mais do que posicionamento, repara-se na procura constante de um apoio frontal para sair a jogar, então para tornar a equipa mais forte neste aspecto, pensou-se neste exercício:

 

 

Além da criação do exercício (regras, dimensões do jogo, número de jogadores etc), haverá sempre outros parâmetros a condicionar a operacionalização do mesmo, entre outros:

  • Direcionalidade (balizas ou metas a atingir)
  • Sistema de pontuação
  • Feedback (qual o comportamento que importa corrigir ou reforçar em cada exercício)

 

Explicado isto, pergunto, como é que vocês criam um exercício? Qual o processo criativo e qual a forma utilizada para operacionalizar?

Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber as notícias actualizadas na sua caixa de correio.
Partilhar:

Sobre Diamantino Pereira Campos

Diamantino Pereira Campos

Sou um apaixonado pelo futebol com sentido de responsabilidade para aplicar sempre aquilo que é melhor para os formandos da equipa onde trabalho....

  • E-mail

Comentários

Filtrar Artigos