Processo Ofensivo - Gosto de ter o controlo e domínio do jogo.
Jogadores têm de ter uma grande qualidade de passe, receção e posicionamento(com e sem bola).
Deve ser uma equipa larga(ocupar toda a largura do campo) mas com os blocos(sectores) perto uns dos outros.
Portador da bola tem de ter sempre 2 a 3 linhas de passe curtas.
A equipa deve ser dinâmica, móvel, os jogadores devem saber trocar entre si.
Processo Defensivo -
Pressionar alto (longe da baliza do meu guarda-redes)
A equipa deve estar sempre equilibrada, (mesmo quando ataca) não deve desequilibrar-se, deve de haver muita mobilidade sim, mas sem nunca se desorganizar.
Jogadores devem estar sempre próximos, temos de conseguir ter sempre 2, 3 jogadores próximos do portador da bola, de modo a pressionar o mesmo e fechar linhas de passe curtas que o adversário possa ter para a construção do seu processo ofensivo.
Transições -
O ponto mais importante, e que mais trabalho nas minhas equipas.
A equipa nunca pode estar descompensada, no momento da perda de bola, temos de a ganhar o mais rapidamente possível, realizando uma pressão alta zonal com dois/três jogadores. Caso isso não aconteça, e o adversário consiga sair para o ataque, baixamos o bloco e concentramos os jogadores com o intuito de tirar profundidade ao ataque da equipa adversária.
Quando ganhamos a posse de bola, o portador de bola deve ter sempre alguém para passar, de preferência á sua frente e no meio, pois gosto que sejam os médios os organizadores de jogo.
Devem existir roturas internas por parte dos extremos, e trocas de posição entre médios e extremos.
Treino - Exercícios que de uma forma mais micro (pequena) trabalhem e façam acontecer situações que irão acontecer num plano mais macro (jogo). [com a intenção de que os atletas realizem certos movimentos mais vezes, assim a assimilação dessas movimentações será mais rápida].
Para além disso, faz com que todos os jogadores conheçam as funções dos seus colegas, pois não serve para uma equipa os atletas saibam todos o que têm de fazer (individualmente) se não souberem o que os seus companheiros têm de fazer… O futebol é um jogo de inter-relações e portanto os atletas têm de ser saber relacionar entre si.
Através de exercícios, nos treinos, e obstáculos que coloco nos exercícios, faço com que os jogadores descubram qual a melhor decisão para determinadas situações que irão ocorrer no jogo. Pretende-se que no jogo, o façam, quase sem pensar.
Basicamente os exercícios que fazem no treino são um guia para os jogadores descobrirem o que é melhor fazer em determinadas situações de jogo.