2+3x3+2 +1

Sistema de pontuação: ultrapassar a linha final do adversário com bola controlada.

Ter jogadores que consigam iniciar a construção com qualidade é para mim fundamental. Quero centrais evoluidos tecnica e cognitivamente, com capacidade para conduzir atrair e soltar, meter o passe interior com qualidade, etc. Assim se um médio me der mais garantias ofensivas que um central (pois é ofensivamente que quero ser marcante) então adapto-o a central. Um problema frequente deste tipo de adaptações é o central dar a bola e ir embora. Quero que ele perceba se dá mesmo para ir, sendo vantajoso para a equipa, ou se tem de ficar em cobertura. No entanto antes de lhe dar essa liberdade preciso que ele tenha noção que quando solta tem de ficar em cobertura. Primeiro consolidar, depois dar liberdade.

Este exercício serve essencialmente para isso. Os centrais de ambas as equipas vão estar fora do recinto do jogo (como mostra a imagem) e terão assim sempre espaço para conduzir. Quando conduzirem criam uma situação ainda mais vantajosa dentro do recinto de jogo (5x3). Quando fizer o passe tem de voltar para a sua posição, dando linha de passe em cobertura. Quando um central conduz o outro fecha no corredor central, ficando também ele a dar linha de passe em cobertura. Os centrais de ambas equipa nunca interferem no momento defensivo, ficando na sua posição fora do recinto de jogo.

No meio-campo peço ao trinco para ficar do lado contrário ao do central com bola para que este possa conduzir. Os outros 3 dão linha de passe à frente (apoio à esquerda, direita e apoio frontal). Qualquer um dos jogadores deve perceber o contexto e se dá para receber nas costas da pressão, de forma a ficarem batidos alguns jogadores com apenas um passe. Portanto é uma boa forma de alinhar as linhas de passe no meio-campo e fazer os jogadores perceberem onde devem dar a linha de passe, sendo que não padronizo quem tem de dar linha de passe mas sim onde devem estar as mesmas (exemplo, se o AV estiver a dar linha de passe à esquerda o médio deve dar apoio frontal, etc).

 

 

Objectivo do exercício

Centrais com espaço progredir; centrais a soltar e voltar para cobertura; central a conduzir e outro central a fechar; linhas de passe interiores do meio-campo

Partilhar:

Comentários

Sobre Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Pretendo fazer carreira nesta área, tendo o objetivo de chegar a treinador principal de uma equipa da Primeira Liga portuguesa. ...

  • Blog
  • RSS
  • E-mail
Mais recente Mais popular