GR+6x4

Objectivo do exercício

Entrar no 1/2 campo adversário em superioridade numérica

Situação de jogo Gr+6x4

Equipa de 7 joga em 1-3-1-2
Equipa de 4 joga em 1-2-3-1

Campo delimitado em 3 zonas (Início, Meio, Fim)

O objetivo da equipa de 7 consiste em chegar com a bola controlada à zona final
O objetivo da equipa de 4 consiste em impedir que o adversário entre na zona final

Jogadores começam nas posicões definidas pela imagem, em função do sistema de jogo definido

Na equipa de 7, em org. ofensiva, apenas os defesas laterais e o MC podem jogar em todas as 3 zonas. GR e DC apenas jogam na 1ª zona


Na equipa de 4, em org. defensiva, o PL apenas pode jogar na 1ª zona e o MC na 2ª zona, enquanto os EX podem jogar nas duas zonas. Não podem jogar na 3ª zona, uma vez que têm de impedir que o adversário consiga lá chegar

Quando a bola sai fora, começa sempre do GR e voltam todos às posições iniciais.

GR começa com bola e procura sair a jogar curto (tem 4 possiveis linhas de passe para tal, DC;DE;DD;MC) - "diferentes opções para o portador da bola"

Inicialmente está criada uma situação de 5x1. Perante a necessidade defensiva de criar mais dificuldades e ter mais hipóteses de recuperar a bola, ambos os EX vão apoiar o PL na 1ª zona. Passa a estar criada uma situação de 5x3

Mantém-se a superioridade ofensiva de 5x3 na 1ª zona, mas deixa de haver superioridade defensiva na 2ª zona (passa de 2x3 para 2x1) - "atrair adversários à bola para libertar espaços mais à frente"

A bola só pode entrar na 2ª zona em passe rasteiro ou alto ("por baixo da porta" ou pela "janela"), por 1 das 3 portas (ESQ, CTR, DTO) e pode ser atribuído maior valor ao passe por um determinado corredor (3p pelo meio e 1p por fora - 3p fora e 1p pelo meio), consoante as ideias do treinador. Neste caso, ambas valem o mesmo, 1 ponto - "entrar no espaço em passe"

Os 2 PL devem dar apoio em profundidade e em função da bola (lado direito, apoio à frente no meio e na direita) - "atrair, sem bola, adversário a uma zona para libertar espaço noutra zona e depois entrar com bola"

Quando a bola chega com sucesso a 1 dos 2 PL:

Como os 2 EX da equipa de 4 podem jogar nas 2 zonas, devem ajudar o MC e criar superioridade defensiva de 2x3. Como nao queremos inferioridade ofensiva, os 2 DL e o MC da equipa de 7 devem ir ajudar rapidamente os 2 PL e aproveitar uma possivel situaçao de 5x1, se os EX nao nao forem rápidos a reagir e a apoiar o seu MC - "superioridade ofensiva em progressão", "timming de entrada dos apoios no espaço", "diferentes possibilidades ao portador da bola"

Está novamente criada uma situaçao de 5x3 e deve ser esse o ideal para nao ser demasiado facil alcançar sucesso para a equipa de 7

Como há menos espaço na 2ª zona e há um aglomerado total de 8 jogadores, torna-se mais fácil para quem defende e potencialmente mais dificil para o ataque, apesar de haver 2 jogadores sozinhos. Perante essa dificuldade, a equipa de 7 deve ser capaz de procurar rapidamente o jogador sozinho para depois entrar na ultima zona em melhores condições ou entrar rapidamente na 3ª zona - "acelerar para entrar no espaço", "aproveitar desorganização do adversário", "identificar espaços vazios para jogar"

A equipa de 7 apenas pode chegar à 3ª zona, passando com a bola controlada no pé por 1 das 3 portas (ESQ, CTR, DTO) - "entrar no espaço com a bola no pé"

Quando um jogador consegue entrar na 3ª zona, ganha mais 1 ponto. No entanto, como no jogo esse jogador ainda poderá vir a entrar 3 adversários (2 DC + GR), é importante "manter a superioridade ofensiva em progressão". Dessa forma, por cada jogador que entrar na 3ª zona, alem do portador e num tempo máximo de 3 segundos, a equipa ganha mais 1 ponto.

Portanto, a equipa de 7 pode fazer no máximo 6 pontos numa só jogada de sucesso. Nem sempre vai acontecer, ou só vai acontecer poucas vezes, mas estão criados no exercicio um conjunto de padrões de ação fundamentais no futebol e que podem inserir-se em qualquer modelo de jogo, independentemente do sistema utilizado.

Se a equipa de 4 recuperar a bola, pode jogar livremente em todo o espaço e fazer golo que vale 3 pontos - transição defensiva-ataque: aproveitar desorganizaçao do adversário para entrar rapidamente no espaço"

Se a equipa de 7 perder a bola mas depois a recuperar, pode na mesma chegar à 3º zona ou pode passar ao GR ou DC para voltar a começar tudo de novo - "transição ataque-defesa/transição defesa-ataque: recuperar bola rapidamente (não deixar sair a jogar)/aproveitar desorganizaçao do adversário para entrar rapidamente no espaço" e ainda "reciclar jogo com bola (reorganizar posições para voltar a atacar)"

Podemos e devemos trocar os jogadores de ambas as equipas na 2ª repetição e comparar resultados:

(MC->MC; DE->ExE; DD-> ExD; PL->PL)

 

Todas as referências entre " " fazem parte de algumas ideias do meu modelo de jogo e que devem estar presentes nos exercicios para guiar a nossa intervenção e análise.


Neste exercicio, se o treinador quiser, pode focar-se mais ou na Org. Ofensiva, ou na Org. Defensiva, ou em ambas as Transições.

Este exercicio, para Org. Ofensiva, é muito rico, apesar de ser relativamente complexo, uma vez que engloba o 1º, 2º e 3º Sub-momentos. Esse aspeto é bastante importante uma vez que, para o todo ("criar oportunidades de golo") ter sucesso, cada uma das partes também tem de ter sucesso. Nao quer dizer que nao se deva focar apenas no 1º ou 2º Sub-momento, até porque também é necessario desenvolver cada uma das partes, mas numa fase posterior é importante ter exercicios ricos que nao se esgotem quando a bola chega a determinado jogador ou quando se chega a um determinado momento.

Neste caso, apenas falta considerar o 4º Sub-momento, a finalização, mas é certo que se nao conseguires criar oportunidades, os golos nao surgem.

Se conseguires criar oportunidades de golo e de diferentes maneiras (por cima, por baixo, por fora, pelo meio), crias mais dificuldades aos adversários, possibilitas ao jogador explorar diferentes soluções para o mesmo problema (chegar ao 1/2 campo adversário e criar oportunidades de golo) e eventualmente consegues o golo.

Partilhar:

Comentários

Sobre Pedro Neves

Pedro Neves

Jovem treinador de futebol muito ambicioso. Procuro acima de tudo, oportunidades para aprender e aplicar conhecimentos em clubes com boas condições para tal. Gosto de futebol ofensivo, de saber atacar, sem renegar a importância do saber defender, mas a paixão são os golos. Tenho um gosto especial pelo trabalho na formação, mas a longo prazo o objetivo passa por chegar aos escalões...

  • E-mail
Mais recente Mais popular