Meínho duplo 6x4

Objectivo do exercício

Criar situações de 5x3 em progressão

Duração: 20

Meínho duplo 6x4

Equipa de azul (A) joga em 1-3-2-1
Equipa de vermelho (B) joga em 1-2-3-1

Setas a vermelho correspondem ao passe
Setas a amarelo correspondem ao movimento dos jogadores

Objetivo equipa A: fazer chegar a bola desde o Defesa-centro até ao Avançado e vice-versa

Objetivo equipa B: recuperar a bola e fazer 5 passes entre si

Equipa A:
- Defesa-centro apenas pode jogar dentro do 1º quadrado
- Avançado apenas pode jogar dentro do 2 quadrado
- Alas e médios-centro podem jogar livremente nos 2 quadrados, sendo que, devem conseguir criar sucessivas situações de 5x1

Equipa B:
- Avançado apenas pode jogar dentro do 1º quadrado
- Médio-centro apenas pode jogar dentro do 2º quadrado
- Ambos os Extremos podem jogar nos 2 quadrados mas apenas por dentro e criar situações de 3x5

Para atingir o objetivo, a equipa A apenas pode alternar entre os 2 quadrados, ou em passe pelo meio, ou em condução pelo meio, ou em passe por fora para o médio-centro .

No entanto, queremos transmitir aos jogadores algumas ideias sobre como podem alcançar sucesso, através de alguns padrões de ação.

Neste caso, queremos transmitir a ideia de que quando a bola está no ala, esse jogador precisa de uma linha de passe à frente para poder progredir pela lateral. Para tal, o médio-centro mais próximo da bola deve sair do quadrado e dar essa linha de passe à frente e por fora.

Como também queremos que o exercicio seja fluido e o portador possa ter o maior número de linhas de passe possivel, deve haver uma ocupaçao racional do espaço. Para tal, se o médio-centro receber fora, o ala deve desmarcar-se para dentro e o avançado deve aproximar-se do portador da bola. Criar situação de 3x1.

Uma vez que queremos promover sucessivas situações de 5x3, o médio-centro do lado oposto deve entrar no 2º quadrado e o ala continuar a apoiar por fora. Os extremos, por terem liberdade e necessidade para tal, devem apoiar o colega que se encontra sozinho e assim evitar situações de 5x1.

Não se pretende limitar a maneira como os jogadores alcançam o sucesso, mas podemos valorizar, em determinado momento, ou o passe por fora, ou passe por dentro, ou a condução por dentro do quadrado, consoante os comportamentos que o treinador pretenda verem reproduzidos.

Se a equipa A alcança o objetivo, ganha 1 ponto.

Se a equipa A alcançar o objetivo da maneira especifica que pretendemos em determinado momento, ganha 3 pontos.

Se a equipa B alcança o objetivo, ganha 2 pontos.

Repetições

2

Dimensões

20x40

Partilhar:

Comentários

Sobre Pedro Neves

Pedro Neves

Jovem treinador de futebol muito ambicioso. Procuro acima de tudo, oportunidades para aprender e aplicar conhecimentos em clubes com boas condições para tal. Gosto de futebol ofensivo, de saber atacar, sem renegar a importância do saber defender, mas a paixão são os golos. Tenho um gosto especial pelo trabalho na formação, mas a longo prazo o objetivo passa por chegar aos escalões...

  • E-mail
Mais recente Mais popular