1+3x3+1 (+ joker)

Objectivo do exercício

Dinâmica dos 3 homens mais avançados; pedir em apoio e ir em rutura; opção mais ofensiva; tocar no jogador enquadrado, rápido ataque a zonas

O contexto do exercício

No nosso modelo de jogo queremos os avançados e o 10 (jogamos em losango) a baixar em apoio frontal e se não receberem ir embora em ruptura para depois voltarem outra vez. Isto faz com que não fiquem estáticos a pedir no pé, sendo assim mais dificieis de anular, mas também para fazer a linha defensiva adversária baixar constantemente pois o espaço que queremos predominantemente conquistar para acelerar é o espaço à frente dessa mesma linha defensiva. Queremos enquadrar jogadores ai nesse espaço, podendo eles enquadrar individualmente ou receber e tocar num jogador enquadrado. 

Este exercício visa potenciar 2 movimentos que falei. Um deles o facto do jogador que pede a bola em apoio frontal baixar para pedir no pé e se não receber voltar ao seu espaço para voltar a entrar novamente em apoio. Outro princípio a trabalhar neste exercício é o apoio frontal tocar num jogador enquadrado. 

O exercício

A estrutura do exercício é um 1+3x3+1 com joker. Optamos por colocar joker para criar superioridade, aumentar o sucesso e por acharemos que apenas 3x3 dentro do espaço do exercício não seria proveitoso tendo em conta a qualidade dos jogadores. 

Sistema pontuação. Para se fazer golo a bola tem de ir ao apoio frontal que deve tocar num jogador enquadrado e estes têm 3/4 segundos para fazer golo numa das duas balizas.

O apoio frontal está fora do campo, no entanto só pode tocar a bola dentro do mesmo. Ou seja terá de entrar no recinto de jogo a pedir no pé e se não receber terá de sair novamente e voltar a entrar. Isto para potenciar a dinâmica dos 3 da frente que falei anteriormente.

Variante. Limitar os toques do apoio frontal quando estes já tiverem a ter muito sucesso. Ou então colocar X tempo para soltar a bola. Atendendo a que este vai receber a bola numa espaço curto e com pouco tempo para pensar-executar, esta será uma regra que visa aproximar o exercício da realidade. 

O Feedback

Feedback primeiramente para a equipa que ataca. Procurar sempre o passe mais vertical, o que queima mais linhas (até porque pedimos que sempre que o contexto o permita jogar no 10 para este enquadrar ou tocar num dos interiores de frente para o jogo). Ajudar o apoio frontal a perceber quando deve entrar em campo e onde deve pedir. Jogadores que a aproximar rápido do apoio quando a bola entra neste. 

Depois de entendido o exercício a nível ofensivo começar a dar feedback defensivo para criar mais dificuldade. Reagir à perda de forma rápida e agressiva e defender segundo princípios zonais de contenções e coberturas. 

Partilhar:

Comentários

Sobre WiCoach Conta

WiCoach Conta

...

  • RSS
  • E-mail
Mais recente Mais popular