GR+7x+GR

Objectivo do exercício

Enquadrar com a linha defensiva; movimentos de aproximação e ruptura; ligação centrais-AVs ou 10; 3x4 ofensivo; momento de aceleração; timming de entrada na profunidade; 4x3 defensivo;

Contexto do exercício

No seguimento do último artigo que publiquei (ver aqui), partilho este. Como já tinha dito, queremos conquistar determinados espaços para ai acelerar. O espaço que privilegiamos para criar é o espaço à frente da linha defensiva. Assim que conseguimos enquadrar ai um jogador saiem rupturas e a bola ou entra nessas movimentações a atacar a profundidade ou o portador resolve individualmente. 

Por pedir-mos aos nossos centrais para procurar o 10 e os AVs sempre que for possível acontece muitas vezes uma ligação entre centrais e AV ou 10. Um destes enquadra e fica uma situação de 3x4+GR. 

Assim nasce este exercício. Um exercício que visa potenciar essa mesma ligação e definir os 3x4+GR que jogo após jogo aparecem. 

Exercício

Campo dividido em 2 com uma zona neutra a meio. Num dos lados do campo está GR e linha defensiva de uma equipa (Y) contra os dois avançados e o 10 da outra (X). Na outra zona do campo está o 10 e os AVs de uma equipa (Y) e linha defensiva e GR de outra equipa (X). A zona neutra é sempre para os AVs e 10 da equipa que está em posse. Ou seja, é um GR+7x7+GR que fica no fundo GR+4x3| |3x4+GR. 

O objetivo do exercício é fazer chegar a bola aos 3 jogadores mais avançados da equipa que vão pedir bola na zona neutra. No entanto esses 3 jogadores não poderão estar parados na zona neutra. Entram, não recebem saiem, voltam a entrar. Sempre!

Quando a bola entra numa desses 3 jogadores atacam o 3x4+GR. O portador conduz para o meio e aparecem duas rupturas. 

Nota importante. As rupturas que queremos são todas a atacar baliza e nunca a linha lateral. Ou seja ruptura em diagonal e não vertical. Ruptura só entra quando portador enquadrar e começar a conduzir. Se portador soltar numa ruptura que não fica isolada resolver no individual e não conduzir para dentro para voltar a meter ruptura. Incentivamos também o remate à baliza.

Depois do exercício entrar e começar a fluir começamos a complicar e aproximar do jogo. Primeiro 10 segundos para resolver o 3x4+GR e depois 7 segundos. Primeiro uma zona neutra com uma dimensão relativamente grande e depois começar a diminuir. Primeiro sem limitação de toques na zona neutra depois limitamos a 4, 3 e posteriormente 2. 

Sistema de pontuação: golo.

Feedback

Feedback para equipa que ataca. Os 3 da frente não estarem parados. Ou seja baixar para receber e ir embora em ruptura se não receber. Quando receber ajudar a perceber os timmings de entrada na profundidade dos jogadores sem bola e o timming para soltar a bola no caso do portador. 

Feedback para equipa que defende. Ir tirando profundidade, a determinada altura parar, sair 1 em contenção e 3 coberturas próximas que podem ser na linha de contenção (da entrada a àrea para trás).

 

Dimensões

Olhómetro. Nunca é feito por nós a campo interior como demonstra a imagem.

Partilhar:

Comentários

Sobre WiCoach

WiCoach

...

  • RSS
  • E-mail
Mais recente Mais popular