Posse e Transições

Objectivo do exercício

Manutenção da posse de bola com transição ofensiva na sequência de estímulo dado pelo treinador

Duração: 20m

Em meio campo dividir o grupo em 3 equipas e montar a organização do espaço tal como se vê na imagem.

No rectangulo central colocar duas equipas em situação de posse de bola enquanto, uma linha defensiva (4 defesas + gr) aguarda pela transição ofensiva da equipa que terá a posse de bola para defender. A transição ofensiva acontece quando o treinador decidir dar o estímulo para isso, utilizando um apito. Nesse momento a equipa que detinha a posse de bola transita para fora do rectangulo e desenvolve-se uma situação de 5x4+gr em que a equipa com superioridade numérica deverá tentar chegar ao golo, enquanto que a equipa que está a defender, logicamente, procura não permitir tal situação. Caso a equipa que está a defender recupere a posse de bola deverá tentar chegar ao golo nas balizas pequenas, explorando para isso a profundidade de jogo que lhe será fornecida pelos seus laterais.

Quando a jogada termina a equipa que atacou regressa ao meio para tentar recuperar a posse de bola.

 

Nota: No vídeo uma das equipas (laranja) tem 7 jogadores uma vez que toda ela é composta por atletas sub-12 que estavam a treinar com o plantel de sub-15.

 

 

Partilhar:

Comentários

Sobre Paulo Mourinho

Paulo Mourinho

Treinador de Futebol desde 2008, encontro-me neste momento a cumprir a segunda época como Treinador de Formação na Coreia de Sul....

  • E-mail
Mais recente Mais popular