6x0 com 2 Equipas em Simultâneo

Objectivo do exercício

Parte Inicial - Criar Comportamento de Dar Opções ao Portador da Bola

Duração: 10-15 min.

Regras do Jogo:

Duas equipas, em simultâneo, circulam a bola em lados opostos, tendo de a fazer chegar ao outro lado do espaço, com a bola a passar por todos os jogadores.

Quando chegar a um lado do campo, tem de fazer o sentido inverso até ao lado de onde partiu.

Neste jogo, não existem condicionantes, nem limites de toques, havendo regras apenas.

Entre as quais:

- Quem não tem a bola, tem de dar linhas de passe ao portador da bola, não podendo sobrepôr linhas de passe já criadas.

- A bola nunca pode tocar nem rasar nenhum jogador da outra equipa, nem tocar na outra bola em jogo.

 

Variantes:

- Mediante o nível de exigência ou de aprendizagem dos jogadores, podemos aumentar o ritmo do jogo, competindo entre ambas as equipas, quem consegue fazer circular a bola o mais rápido possível, sem tocar nos adversários.

- Sempre que as bolas não estiverem no mesmo raio de acção, antes de haver um passe, tem de haver duelo de 1x1 entre os jogadores sendo que, se o adversário intercepta a bola, tem de fazer um passe longo ao jogador "adversário" que inicia/reinicia o momento de organização ofensiva.

 

Não impondo condicionantes como os limites de toques, estimulamos a que os jogadores, para não tocarem com a bola em nenhum adversário, progridam em condução no terreno.

Estimulamos a ocupação racional de espaço nos jogadores que têm de dar soluções ao portador da bola.

Invertendo o sentido de jogo, fazemos com que os jogadores busquem vantagens nos espaços para receberem a bola, bem como todos os jogadores passam pelo processo de iniciação na construção de jogo, estando mais preparados para ocupar mais posições nesse momento, sem receios de perder a bola.

A variante com aumento de velocidade, promove o aumento dos ritmos de jogo e, mais importante que tudo, de raciocínio dos jogadores, tanto dos que se movimentam para receber a bola, como os portadores da bola.

Por fim, a variante dos duelos individuais, estimula a capacidade do jogador ter que sair da pressão exercida para continuar a jogada.

O estimulo do jogador contrário ter de colocar em passe longo a bola, além de "castigar" a equipa que não consegue procurar um melhor espaço para receber sem oposições, faz com que os jogadores que recuperem treinem a capacidade de poder lançar transições ofensivas quando existam essas oportunidades.

Repetições

Tantas Quanto Possível

Dimensões

Variável

Partilhar:

Comentários

Sobre WiCoach Conta

WiCoach Conta

...

  • E-mail
Mais recente Mais popular