Entrevista a Pedro Mendonça

Entrevista a Pedro Mendonça

Adepto da partilha do conhecimento, Pedro Mendonça, treinador da Fundação Real Madrid é também autor de vários ebooks e artigos acerca do treino e em especial da Periodização Táctica. Fica a conhecer melhor este jovem e estudioso treinador.

Que percurso fez até aqui?

Após a licenciatura em Educação Física e Desporto com especialização em futebol, treinei diversos clubes (CD Candal, FC Avintes, SC Salgueiros, Lusitano FC, Algarve United e Fundação Real Madrid) desde os escalões etários mais baixos (Benjamins) até aos Seniores.

 

O que representa a Fundação Real Madrid?

A Fundação Real Madrid é o instrumento que o Real Madrid utiliza para estar ativamente envolvido na sociedade através de ações de caráter humano e social. Tem como objetivo fomentar em todo o mundo, os valores inerentes à prática desportiva e a promoção desta como instrumento educativo suscetível de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas que a praticam. Também atua como um fator de integração social em benefício daqueles que sofrem de qualquer tipo de marginalização, assim como promover e difundir todos os aspetos culturais vinculados ao desporto.

 

Onde podemos encontrar a Fundação Real Madrid em Portugal?

Atualmente a Fundação Real Madrid tem quatro escolas em Portugal. Na Madeira, Algarve, Lisboa e Guimarães.

 

Há uma metodologia a seguir?

A Fundação tem uma metodologia própria, focando-se no desenvolvimento integral dos alunos através do desporto (neste caso futebol), com conteúdos específicos adaptados a cada escalão etário e sempre com os valores da Fundação Real Madrid inerentes na sua prática. Assim em cada sessão para além dos conteúdos futebolísticos os exercícios contemplam os seguintes valores: respeito, autonomia, motivação, igualdade, companheirismo, auto-estima e saúde.

 

Muita gente, conhece-o como autor de livros sobre o treino e blogs, considera a partilha de informação importante para o treinador melhorar?

É muito importante que o treinador se atualize constantemente. Assim sendo, quanto mais partilha de informação houver, mais possibilidades terá o treinador de aumentar os seus conhecimentos.

 

Sabendo que é um defensor da Periodização Táctica, quem são ou foram as suas principais referências?

As minhas principais referências da Periodização Tática são o seu criador: Vitor Frade, e o seu impulsionador a nível mundial: José Mourinho.

 

Num livro que lançou recentemente, fala acerca da metodologia de treino de Guardiola em comparação com a Periodização Tática. Não será um grande atrevimento questionar a metodologia seguida por um dos melhores treinadores do mundo? O que poderia ganhar se seguisse esta metodologia?

Guardiola é um dos melhores treinadores de futebol de todos os tempos. A sua grande capacidade de inventar novas formas de jogar e de resolver os problemas que os adversários colocam às suas equipas fazem dele um génio do futebol mundial. No entanto, observando inúmeras sessões de treino ao serviço do FC Bayern Munique constato que perde muito tempo com atividades que não estão relacionadas com as suas ideias. Assim sendo, se ele seguisse a Periodização Tática poderia ter ainda mais tempo para passar as suas ideias aos seus jogadores e dessa forma melhorar o seu rendimento. Para além disso, sendo a Periodização Tática uma metodologia de treino que pretende que os jogadores estejam sempre frescos para treinar e para jogar iria permitir-lhe acabar com os problemas crónicos de lesões que sempre as suas equipas foram sentindo ao longo dos seus anos como treinado

 

Como é um Morfociclo Padrão de competição?

mfpedromendona

 

Quais os seus treinadores de referência?

Rinus Michels, Arrigo Sacchi, Johan Cruyff, Alex Ferguson, Pep Guardiola e José Mourinho.

 

Quais as suas fontes de conhecimento? Livros? Videos? Algum que queira partilhar com os leitores da WiCoach?

Para mim a melhor fonte de conhecimento é visionar e estudar os diversos jogos de futebol que semanalmente se disputam nas melhores ligas do mundo. Para além disso tento sempre que possível encontrar videos de sessões de treino das melhores equipas do mundo. Os livros que cada vez mais vão estando à nossa disposição também são muito importantes para se poder adquirir cada vez mais conhecimentos.

 

Que opinião tem da Wi Coach?

A Wi Coach é um lugar onde todos os treinadores devem estar registados de forma a darem a conhecer o seu trabalho e também adquirirem novos conhecimentos que lhes permitirá desenvolver cada vez melhor a sua atividade.

 

Agradecemos muito a sua disponibilidade de partilhar conhecimentos connosco. Pedíamos uma mensagem para todos os treinadores que são seguidores da WI Coach

O futebol é a paixão dos treinadores e dos jogadores. Assim, temos de ser capazes de preparar as nossas equipas para os jogos através daquilo que os jogadores mais querem: JOGAR FUTEBOL!!!

 

 Muito Obrigado pela colaboração.

 

Partilhar:

Comentários

O que se passa hoje?